O 12º Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia: Ensinar histórias e imaginar democracias: afetos, historicidades, teorias será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024 no Centro de Convenções de Ouro Preto.
Nesta edição, nos dedicaremos à tematização de um problema que tem sido cada vez mais decisivo à teoria e à história da historiografia: o ensino de história. Não se trata de pensá-lo apenas a partir do espaço universitário e escolar, mas também e especialmente tendo em vista outros ambientes da cultura histórica importantes à atualização e transformação de nossa relação com a história. Nesse sentido, exploraremos argumentos teóricos, linguagens, métodos, afetos e tecnologias que têm se mostrado decisivos à pesquisa e ao ensino de história.
Estamos sempre em relação com passados e futuros, segundo diferentes modos de mediação, existencial, epistêmico, estético e ético-político. Tendo em vista que todos temos direito à história, e que a produção historiográfica é decisiva à defesa de uma sociedade plural, diversa e justa, um dos papéis mais importantes dos/as historiadores/as é o de participar de maneira responsável e democratizante nesse processo de produção e discussão pública do conhecimento historiográfico. Se, por um lado, nos dedicamos cuidadosamente à construção de argumentos e nos expomos constantemente à crítica, por outro lado, se torna necessária uma abertura mais sensível ao conhecimento histórico produzido em outros espaços que também são decisivos à autocrítica.
Considerando essa abertura, enfatizamos a necessidade de pensar as relações entre políticas públicas de educação e o valor da história para a formação de diversos sujeitos – professores, estudantes e públicos em geral – para a construção da cidadania e da democracia.
Desse modo, nosso encontro se dedicará a pensar os dilemas que o conhecimento histórico e os/as historiadores/as profissionais enfrentam em tempos de crise e construção democrática. Portanto, nos questionamos: Como temos pensado os diversos modos de relacionar a pesquisa e o ensino de história? De que forma refletimos sobre a relação entre os afetos, os corpos e a história? Quais relações estabelecemos com saberes e historiografias populares? Como temos discutido e reagido a argumentos históricos com orientação autoritária? De quais maneiras divulgamos o que produzimos?
Estão todos, todas e todes convidados a participar da 12º edição de nosso SNHH e nos reencontrarmos em Ouro Preto e Mariana!
Alguns dos eixos sugeridos para o debate:
História da Historiografia do Ensino de História
Teoria e Ensino de História
O direito à história dentro e fora da escola
Ensino de História, curadoria e história pública
Políticas públicas, ensino e direito à história
Analisando historicidades do saber histórico escolar
Materiais didáticos tradicionais e novas mídias
O lugar dos afetos no ensino de história
Comissão Organizadora:
Ana Paula Santana
Luisa Rauter
Marcelo Abreu
Marcelo Rangel
Thamara Rodrigues
Valdei Lopes de Araujo
Wagner Geminiano
Walderez Ramalho
Atenção às datas: O prazo para inscrição nos Simpósios Temáticos vai de 01 de março a 10 de abril e o prazo para inscrição no Painel de Graduação vai de 01 de março a 31 de abril.
Acesse o site oficial do evento para realizar sua inscrição e para mais informações.
Dúvidas?
Envie um e-mail: 12snhh@gmail.com