A criação do Laboratório de História das Idéias, dos Saberes e da Historiografia (LHISH) concretiza, em torno de um espaço de interlocução, os interesses de compartilhamento e fortalecimento dos esforços de pesquisa realizados pelos professores-pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da UFG.
Trata-se da invenção de um espaço plural de co-existência e de produção do saber mediado por um conjunto de interesses reais de reflexão que historicamente aproximam uma série de professores da FH, a saber: a escrita da história; a natureza do conhecimento histórico e os seus problemas teóricos e metodológicos; os problemas epistemológicos oriundos das modalidades de relação entre a história e outras disciplinas e saberes, tais como a filosofia, a sociologia, a antropologia, a literatura, o cinema e as artes em geral; a história do pensamento e das ciências; a história da ciência histórica e da historiografia; a emergência e o estatuto dos novos objetos de análise histórica; a crise dos paradigmas e a emergência de novos problemas na historiografia atual; a história da prática e do trabalho de pesquisa histórica; o estatuto da noção de documento e da noção arquivo na ciência histórica. Os eixos que articulam tais temáticas podem ser observados na produção dos participantes do LHISH, demonstrando a organicidade dos projetos e das atividades desenvolvidas pelos mesmos ao longo dos últimos anos.
Site do Grupo: LHISH
The creation of the Laboratory of History of Ideas, Knowledge and Historiography (LHISH) concretizes, around a space of interlocution, the interests of sharing and strengthening the research efforts carried out by the professors-researchers of the Post-Graduate Program in History of the Faculty of History of UFG.
It is the invention of a plural space of co-existence and production of knowledge mediated by a set of real interests of reflection that historically approach a series of teachers of the FH, namely: the writing of history; the nature of historical knowledge and its theoretical and methodological problems; the epistemological problems arising from the relations between history and other disciplines and knowledge, such as philosophy, sociology, anthropology, literature, cinema and the arts in general; the history of thought and science; the history of historical science and historiography; the emergence and status of new objects of historical analysis; the crisis of paradigms and the emergence of new problems in the current historiography; the history of practice and historical research work; the status of the notion of document and the notion of archive in historical science. The axes that articulate these themes can be observed in the production of LHISH participants, demonstrating the organicity of the projects and the activities developed by them during the last years.
Group Web Site: LHISH