Fernando Roque Fernandes
E-mail: fernando_clio@hotmail.com
Instituição: Universidade Federal do Pará
Site:
Resumo do currículo:
Atualmente, é Professor Assistente do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde atua no Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI). Doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Desenvolve pesquisas relacionadas aos Movimentos Indígenas no Brasil, Educação Escolar Indígena na Amazônia Brasileira e Povos Indígenas e Ensino Superior no Amazonas.
Principais publicações:
FERNANDES, Fernando Roque. CIDADANIZAÇÃO E ETNOGÊNESES NO BRASIL: APONTAMENTOS A UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMERGÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS DOS POVOS INDÍGENAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. ESTUDOS HISTÓRICOS, v. 31, p. 71-88, 2018.
FERNANDES, Fernando Roque. PROTAGONISMO INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE: ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. AMAZÔNIDA (UFAM), v. 3, p. 65-79, 2018.
FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar . “Ame-o ou emancipe-o”: contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil (1970/1980). In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Mauro Cezar Coelho. (Org.). Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 12, p. 13-46.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEOS: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A EVIDENCIAÇÃO DAS AGÊNCIAS INDÍGENAS NA ESCRITA DA NOVA HISTÓRIA INDÍGENA. In: Eduardo Gomes da Silva Filho. (Org.). História e Antropologia: conexões do tempo presente. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2018, v. 1, p. 45-67.
FERNANDES, Fernando Roque. De chefes tribais a índios principais: as representações sobre as lideranças indígenas no Estado do Maranhão na primeira metade do século XVII.. CANOA DO TEMPO (UFAM), v. 7/8, p. 150-172, 2015.
FERNANDES, Fernando Roque; MELLO, Beatriz da Silva . Protagonismo Indígena e a Nova História: reflexões para a pesquisa e o Ensino de História Indígena e do Indigenismo no Brasil Contemporâneo. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: gêneros e etnicidades. 1ed.União da Vitória/RJ: SobreOntens, 2018, v. 1, p. 53-61.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerações ao Ensino de História nas Escolas Indígenas. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria. (Org.). Jardim de Histórias: discussões e experiências em aprendizagem histórica. 1ed.União da Vitória: Laphis/Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 596-600.
FERNANDES, Fernando Roque. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS COLONIAIS: PRÁTICAS DE CONSUMO E AQUISIÇÃO DE PRESTÍGIO PELAS LIDERANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA (SÉC. XVII). CANOA DO TEMPO (UFAM), v. 9, p. 99-113, 2017.
Academia.edu: