Mara Cristina de Matos Rodrigues
Email: mara.rodrigues@ufrgs.br
Universidade ou Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo do Currículo:
Possui Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em História (2002) e Doutorado em História (2006), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de pós-doutorado júnior, com bolsa do CNPq, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2011). Professora associada dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2007. Professora do Mestrado Profissional em História (núcleo UFRGS) e membro do Laboratório de Ensino de História (LHISTE) desde 2014. Coordenou o subprojeto História do PIBID UFRGS em 2014. Atualmente é coordenadora do núcleo UFRGS do Mestrado Profissional em História. Desenvolve pesquisas com ênfase em historiografia, ensino de história e história da educação atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira e sul-riograndense do século XX (anos 1920 a 1960) história do cursos de graduação em história da UFRGS (1943-1971), ensino de teoria e metodologia da história na formação superior de professores. Orientadora de Mestrado e Doutorado.
Principais Publicações:
As tramas entre província e nação, literatura e história: O Tempo e o Vento e Capitania d’El-Rei. 1. ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2016. v. 1. 297p .
A formação superior em História na UPA/URGS/UFRGS de 1943-1971. História da Historiografia, v. 11, p. 122-139, 2013.
‘A releitura do passado farroupilha no IHGB (1921-1935): memória republicana e legitimidades intelectuais. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 19, p. 161-183, 2013.
De Tibicuera a Floriano Cambará: as mediações culturais de Erico Verissimo (1930 a 1960). In: Angela de castro Gomes; Patrícia Hansen. (Org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, v. , p. 331-365.
SCHMIDT, Benito ; RODRIGUES, Mara . O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA É UM PROFESSOR? REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista de História da Unisinos, vol 21, n. 2, 2017. p. 169-178.