André da Silva Ramos

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

André da Silva Ramos

Email: andramos7@gmail.com

Universidade: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumo: Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador integrante do Núcleo de História da Historiografia e Modernidade (NEHM) e membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Pesquisou no mestrado a modernização da experiência processada na cultura histórica britânica e luso-brasileira, tendo como eixo interlocutor os escritos do historiador britânico Robert Southey, sob a orientação do Professor Valdei Lopes de Araujo e com financiamento da CAPES. Pesquisou no doutorado as tensões entre Machado de Assis, seus escritos e a experiência da história, novamente sob a orientação do Professor Valdei Lopes de Araujo e com financiamento da CAPES. Realizou estágio de pesquisa em Lisboa, durante os meses de outubro e novembro de 2012, contando com o financiamento da Cátedra Jaime Cortesão/USP – Instituto Camões e supervisão do Professor Sérgio Campos Matos da Universidade de Lisboa. Realizou o doutorado sanduíche em Stanford University, sob a orientação do Professor Hans Ulrich Gumbrecht, contando com o financiamento da Fulbright/CAPES. Também foi pesquisador visitante no Center for Humanities da Wesleyan University, sendo orientado pelo Professor Ethan Kleinberg. Lecionou na condição de Professor Substituto cursos nas áreas de História da Historiografia Brasileira, Teoria da História e História da Historiografia no Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), durante o ano letivo de 2013. Posteriormente, no ano letivo de 2014, lecionou na mesma instituiçao, na condição de doutorando vinculado ao PPGHIS-UFOP, ofertando disciplinas facultativas nas áreas de Teoria da História e História da Historiografia. Possui experiência com ensino à distância, tendo atuado entre os anos de 2014 e 2015 como tutor do curso de Pós-Graduação Especialização em Práticas Pedagógicas, ofertado pelo CEAD-UFOP. Atualmente, é Professor Substituto de Teoria e Metodologia da História e Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), lecionando para o curso de Licenciatura em História e no Bacharelado em Humanidades (BHU).

Principais Publicações:

RAMOS, A. S.. Robert Southey e a experiência da história: conceitos, linguagens, narrativas e metáforas cosmopolitas. 1. ed. Vitória/Mariana: Milfontes/SBTHH, 2019. 284p.

RAMOS, A. S.; ARAUJO, V. L. . A emergência de um ponto de vista cosmopolita: a experiência da História de Portugal na Universal History. ALMANACK, v. 10, p. 479-491, 2015.

RAMOS, A. S.; KLEINBERG, E. Ethan Kleinberg: Theory of History as Hauntology. Ouro Preto: Revista História da Historiografia, 2017 (Entrevista).

RAMOS, A. S. Tradução em debate: disputas pela história literária de Portugal entre Robert Southey e João Guilherme Cristiano Müller. ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia, v. 19, p. 142-155, 2017.

RAMOS, A. S.. Reinhart Koselleck e a análise das metáforas: sobre as possibilidades para além do conceitual. TEMPO E ARGUMENTO, v. 11, p. 431-455, 2019.

Academia.edu: https://ufop.academia.edu/Andr%C3%A9Ramos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8931451318124846

País:

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.