Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior
Email: santiago.jr@gmail.com
Universidade: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo:
Laureado em história pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha com as relações entre historiografia, cinema e passado; memória e cultura afro-brasileira na mídia; herança cultural; história do cinema brasileiro; história do moderno cinema europeu (italiano e russo); e teoria e metodologia de estudos visuais. Projetcs in progress: “Aparições, lugares e cenas do passado: patrimônio, modernismo e políticas de cinema no cinema brasileiro (1960-1980)” e “Ilustre cinematografico dei monumenti e delle rovine: paisagem e espettros do patrimonio historico no cinema italiano ( 1950-1970) “.
Publicações:
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Antropofagia, passado prático e usos do passado em Como era gostoso o meu francês (1971) de Nelson Pereira dos Santos. História da Historiografia, p. 157-175, 2016.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Historiofotia, tropologia e história: além das noções de imagem nos escritos de Hayden White. História (São Paulo. Online), v. 33, p. 489-513, 2014.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Vou baixar no seu terreiro: o terreiro, o corpo extático e os lugares dos mortos no cinema brasileiro (1965-1980) – doi: 10.4025/dialogos.v18i1.767. Dialogos (Maringa), v. 18, p. 401-433, 2014.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. …E a etnologia fez os cineastas sonharem: olhar etnológico e alteridade no cinema brasileiro entre 1970 e 1980. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, p. 417-422, 2014.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Cinema e historiografia: trajetória de um objeto historiográfico (1971-2010). História da Historiografia, v. 8, p. 151-177, 2012.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Imagem, raça e humilhação no espelho negro da nação: cultura visual, política e “pensamento negro” brasileiro durante a ditadura militar. Topoi (Rio de Janeiro), v. 13, p. 94-110, 2012.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes . A luz pétrea em Outubro e Um olhar a cada dia: escultura e escombros no cinema pós-vanguarda. In: CASTRO, Jaison Silva; NASCIMENTO, Francisco; FERREIRA, Ronyere (orgs.). (Org.). A Forja do Tempo: artes e vanguardas diante do contemporâneo. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 60-80.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A memória colonial: devolvendo o passado como imagem-catástrofe no cinema brasileiro. In: FREITAS, Arthur; GRUNNER, Clóvis; REIS, Paulo; KAMINSKI, Rosane; HONESKO, Vinicius.. (Org.). Imagem, Narrativa e Subversão. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2016, v. 1, p. 121-144.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das C. F.. O passado como questão, a tradição como mediação: cinema, espaço público e o regime civil-militar. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco; COSTA, Eduardo Augusto. (Org.). Cultura visual & História. 1ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 231-253.