Helena Azevedo Paulo de Almeida

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Helena Azevedo Paulo de Almeida

Email: helenoca@gmail.com

Universidade: Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo: Bacharel, licenciada e mestra em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é doutoranda pela mesma instituição. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Idéias (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História do Ensino de História, ensino de História e Ensino de História Indígena. Tem experiência na área de História, Etno-história, ensino de História Indígena e arquivologia. Trabalhou no museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Arquivo da Casa Setecentista de Mariana, sediado no Escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Principais Publicações:

PAULO DE ALMEIDA, H. A.. Indígenas em ?A pátria brasileira?: possibilidades de narrativa na construção de uma memória coletiva na Primeira República brasileira. REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA, v. 5, p. 283-314, 2018.

PAULO DE ALMEIDA, H. A.. Os Indígenas Através da Leitura: possibilidades de narrativas sobre o indígena em ?Através do Brasil?, de Olavo Bilac e Manoel Bomfim. HISTÓRIA UNICAP, v. 4, p. 90-106, 2017.

PAULO DE ALMEIDA, H. A.. Gonçalves de Magalhães e a ?Confederação dos Tamoios?: Possibilidade de Leitura Sobre o Indígena na História. In: Maurício Silva; Thiago Barbosa Soares; Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos; Júnior César Ferreira de Castro. (Org.). Literatura, Linguagem e Ensino: novos olhares, outros caminhos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 128-150.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2093922776141265

Áreas de atuação:

País:

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.