Patricia Aranha

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Patricia Aranha

Email: p.aranha2909@gmail.com

Universidade: Universidade Adam Mickiewicz

Resumo:
Pós-doutoranda do “Hayden White Research Center for narrative Modes”,  integrante do grupo de pesquisa Core Concepts of Historical Thinking (CORE), em Poznan, Polônia. Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com financiamento da FAPESP. Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), mestre em História das Ciências pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde – Fiocruz (2011) e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Foi pesquisadora na State University of New York e na Casa de Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História da Historiografia e História do Brasil Republicano, principalmente nos seguintes temas: políticas de conhecimento e imaginação geográfica no Brasil; geografias femininas e história das mulheres geógrafas; institucionalização e profissionalização da geografia como campo científico; história do ensino de História e Geografia, e história das Universidades no Brasil.

Principais publicações:

ARANHA, Patricia; Geografia como profissão: campo, autorrepresentação e historiografia (1934-1955). Stuttgart: Heinz, 2020.

Um divórcio em dois tempos: a separação do curso universitário de Geografia e História. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. Universidades e Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ARANHA, Patricia; GÓES, Ricardo Ribeiro. Evidências do ENADE e de outras fontes – mudanças no perfil do geógrafo graduado. Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO, 2018.

Academia.edu: https://spk-berlin.academia.edu/PatriciaAranha

Áreas de atuação:

País:

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.