Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg

Email: abbeg78@gmail.com

Universidade: Universidade Federal de São Paulo

Website: http://epreparate.com.br

Resumo:
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UFPR (2002). Especialista em Alfabetização (CBM), MBA em Psicopedagogia Empresarial, MBA em Comportamento Organizacional, e Mestrando em História da Educação. Atualmente é responsável pela Prepárate Desenvolvimento Humano e professor-pedagogo do Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Educação, História e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação, Ensino e Didática da História, Historiografia da Educação, Teoria da História, História Pública.

Publicações:
NICARETA, S. E. ; ABBEG, V. A. J. O. . Imaginário social e literacia na educação histórica. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton. (Org.). Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio de Janeiro: Edição LAPHIS/Sobre Ontens, 2016, v. , p. 577-582.

ABBEG, V. A. J. O.; NICARETA, S. E. . ‘Academia das mulheres’ (1823):a identidade feminina na obra de Zacarias Alves Faca. In: I Encontro Nacional sobre Discurso, Identidade e Subjetividade, 2016, Teresina. Anais do I Encontro Nacional sobre Discurso, Identidade e Subjetividade. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-10.

NICARETA, S. E. ; ABBEG, V. A. J. O. . O discurso epistolar e os manuais de civilidade no imaginário feminino na América no início do oitocentos. In: III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, 2016, Curitiba. Anaisdo III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. Curitiba: Grupo de Pesquisa Cultura e Educação na América Portuguesa, 2016. p. 147-163.

ABBEG, V. A. J. O.. Resilience and ideology in working: the development of human resources. Revista Aperiens de Educação, v. 2, p. 29-40, 2015.

ABBEG, V. A. J. O.; OLIVEIRA, M. C. M. . Acervos de bibliotecas e arquivos do Paraná: fontes para a História da Educação. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 18, p. 63-74, 2005.

País:

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

Seja sócio da SBTHH, faça network com outros Pesquisadores de História.

Estabeleça intercâmbio em nível nacional e internacional, participando de uma rede que regularmente realiza encontros e congressos regionais, nacionais e internacionais.